Café da manhã de rei

 

(Artigo originalmente publicado no What the Food!, em 24/10/2013. Clique aqui para ir ao site)

Para simplificar, é possível dizer que o típico café da manhã brasuca é pãozinho com manteiga e café com leite. Aqui na Itália, não é muito diferente: cappuccino e cornetto (ou seja, café com bastante leite espumado e um amanteigado croissant).

Porém, assim como no Brasil, maravilhas típicas (pense na tapioca e no cuscuz nordestinos) também existem por aqui… a campeã, a meu ver, é uma variação tão inesperada como estupenda do café com pão, que se encontra apenas no sul da Itália (especialmente na Sicília): granita e brioche.

Brioche é brioche; aquele pão cheio de manteiga com formato de cupcake de origem francesa (faço questão de explicar para evitar confusão: aqui no norte da Itália, por exemplo, brioche é croissant…vai entender). Granita, por sua vez, é basicamente uma raspadinha; ou seja, é quase um sorvete… – mas sem leite ou ovos.

Isso mesmo, se trata de pão com sorvete no café da manhã. Queria tascar um beijo no gênio que inventou isso.

Disse que se trata de uma variação do café com pãozinho porque normalmente a granita é al caffè, mas vale também de morango, pistache, amêndoa, etc. O importante é mergulhar um pedacinho de brioche na granita e mandar bala tudo junto.

Para quem torceu o nariz e está pensando que é algo nojento (?) como batatinha frita com sorvete do Mc Donald’s, digo apenas algumas palavras: primeiro, venha para a Sicília que sua vida ficará melhor;  segundo, quando você experimentar – e gostar – não precisa contar para ninguém.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s