Sobre ontem – brodo lado B

Atualizaçãozinha rápida: lembra que falei ontem que experimentaria fazer polpetas milanesas (que em dialeto milanês é mondeghili, ou mondeghini) com a carne que sobrou do brodo? Pois é, fiz e ficou delicioso.

Na verdade, fica mais para croquete do que para almôndega – pois a carne já está cozida – e, portanto, um pouco menos molhadinho.

Fiz três versões, como vocês podem ver na foto no início do post: duas fritas e uma assada.

A base é sempre a mesma: colocar a carne (já limpa de nervos e pedaços grandes de gordura) num processador com um pouco de sal, pimenta e salsinha. Depois, você pode adicionar praticamente o que quiser (queijos, ervas, frios, legumes…) e, então, a “liga” tem que ser dada com ovo(s) e, se necessário, pão amanhecido embebido no leite. Por fim, é só passar na farinha de rosca – se você for fritar – ou colocar direto no forno.

Dentre as versões fritas, fiz uma simples, só com a carne e um pouco de parmigiano e uma outra seguindo mais ou menos a receita tradicional milanesa, adicionando também mortadella. Por último, tentei inventar e fiz uma com brócolis, mas não deu tão certo, porque a verdura soltou um pouco de água e foi difícil dar liga na massa…por isso fiz ao forno (e não ficou ruim, só um pouco seca demais).

Como deu para ver, fiz tudo meio a olho e na base do “vamos ver se rola”, mas se você gostou da ideia e quer quantidades mais precisas, entre no GialloZafferano (que é minha bíblia de cozinha). Ainda que seja em italiano, tem um monte de fotinhos e dá para entender!

Mas a moral da história é: do brodo não se desperdiça nada. E por uma razão muito simples: é tudo delicioso.

Polpetta versão simples
Polpetta versão simples

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s