A melhor laranja do mundo

 

(Artigo originalmente publicado no What the Food!, em 30/09/2013. Clique aqui para ir ao site)

Amo laranja. Desde pequena, só de ouvir o barulhinho do espremedor – que anuncia um suco fresquinho – me vem água na boca. Mas, nas minhas últimas férias aqui na Itália, descobri um outro tipo de laranja… menos saudável, sim, mas boa de morrer e capaz de substituir um almoço. Estou falando de arancini (ou arancine, a depender da região).

Arancia, em italiano, é laranja; arancini é o plural diminutivo: para simplificar, é laranjinha.

Mas não estou falando de fruta…estou falando da guloseima numero um da Sicília, um bolinho de arroz recheado – tradicionalmente com molho a bolonhesa, queijo e ervilhas, mas que também comporta inúmeras variações como espinafre, pistache, queijo, etc..

E não se engane, a semelhança com aquele nosso bolinho de arroz mirrado que encontramos nos botecos é pequena… aqui, o “bolinho” é do tamanho de uma bola de tênis, ou melhor, de uma laranja – daí o nome – e não é feito de arroz branco, mas de risoto (normalmente açafrão ou tomate) empanado – com um monte de recheio…

O arancino é popular no sul da Itália como o nosso pão de queijo aí; tem em toda esquina e, até mesmo na praia, com um calor de nordeste brasileiro, foram incontáveis as vezes em que vi pessoas se jogando no quitute.

E quem sou eu para condenar…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s