Confesso, esse é o prato que faço sempre que tem visita em casa. Adoro fazer e comer essa salada de farro, ou espelta em português, que é um tipo de trigo não muito conhecido por aí, mas que é muito gostoso, super saudável e versátil. Se não for possível encontrá-lo no Brasil, dá para substituir bem por trigo normal, cevada ou até a famosa mistura “7 cerais” (nesse caso, prepare os grãos como é indicado na embalagem). A receita é muito simples, mas demora um pouco para fazer, pois o truque está em preparar cada um dos ingredientes separadamente. Mas, munido de tempo – e de preferência escutando uma boa música – é bem divertido de fazer.
Uma outra ressalva: os legumes podem variar de acordo com a preferência do freguês (por exemplo: abóbora cortada em cubinhos pequenos e assada fica uma delícia, até tomatinhos crus bem doces cortados em 4 e sem as sementinhas dentro também). O importante, repito, é que o tempo e o método de preparação de cada um deles seja respeitado.
Vamos à receita.
Para 4 pessoas
Ingredientes
280g de farro, trigo, ou “7 cereais” (aproximadamente 70g por pessoa)
1 pimentão amarelo grande
1 berinjela grande
2 abobrinhas italianas, ou 1 abobrinha de pescoço
Um maço grande de salsinha
Um punhado abundante de manjericão fresco
Um punhado de hortelã fresca.
½ pimenta vermelha fresca, tipo dedo-de-moça; ou 1 peperoncino fresco (opcional)
Azeite
Sal (grosso e fino)
Pimenta-do-reino
Modo de fazer
Sugiro seguir essa ordem, assim você otimiza o tempo…
1) Pré-aqueça o forno a 180o.
2) Lave o pimentão e a berinjela. Corte esta em cubinhos pequenos.
3) De preferência sobre uma peneira grande (tipo de escorrer macarrão), intercale camadas de berinjela e sal grosso. Se der, coloque um peso em cima. Deixe-a expurgar por pelo menos meia hora – assim o amargor da berinjela sai com a água que escorre. Se você não tiver uma peneira, coloque aos cubinhos de berinjela sobre um prato e cubra as camadas com papel absorvente.

4) Em uma assadeira com papel manteiga embaixo, coloque o pimentão inteiro. Aumente a temperatura para 200o (se o forno for normal, ou 180o se for ventilado) e deixe o legume assar até quase queimar (como na foto), por mais ou menos meia hora.

5) Lave o farro de deixe de molho por pelo menos 20 minutos, trocando a água de vez em quando.

6) Em uma panela grande, coloque água para ferver – o farro deve ficar inteiramente submerso na água e ainda sobrar pelo menos uns 2 dedos de água. Quanto estiver fervendo, adicione 1 colher rasa de sal (pode ser que precise de mais, mas sempre dá para corrigir depois) e o farro. Deixe-o cozinhar por aproximadamente 20 minutos, experimentando o ponto a partir dos 15 minutos – ele deve estar cozido, mas ainda al dente. Quando estiver pronto, escorra bem a água e reserve-o.
7) Quando o pimentão estiver pronto, tire-o com cuidado e deixe-o esfriar, de preferência em um recipiente com tampa (assim ele “sua” melhor e é mais fácil tirar a pele).
8) Esprema com delicadeza os pedacinhos de berinjela para fazer sair seu líquido amargo. Passe os cubinhos sob água corrente, esprema-os novamente e espalhe-os sobre uma assadeira coberta com papel manteiga. Regue-as com um fiozinho de azeite e coloque no forno (180o forno normal, ou 160o se ventilado) por aproximadamente 20 minutos, ou até que dourem.
9) Enquanto a berinjela assa, lave a abobrinha e corte-a em cubinhos pequenos. Em uma frigideira antiaderente larga, já quente mas sem óleo, coloque os pedacinhos de abobrinha até dourarem, virando-os com frequência com uma colher de pau para que não queimem. Coloque uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Uma vez pronta, tire do fogo e reserve.

10) Sempre de olho na berinjela e na abobrinha para não queimarem, lave bem os temperos e pique-os bem picadinhos. Corte a pimenta em pedacinhos pequenos (se preferir menos picante, tire as sementinhas de dentro).

11) Quando o pimentão estiver morno, tire a casca com as mãos, corte seu “chapéuzinho”, abra no meio e tire as sementes. Em seguida, corte em tirinhas e em seguida em quadradinhos pequenos. Reserve.
12) Quando todos os ingredientes estiverem separados e mornos, é só misturar tudo, com as mãos ou uma colher, em uma tigela grande, adicionando um fio de azeite para não grudarem.

13) Pronto! É só servir – ainda morno, ou frio. (É possível conservar por até dois dias em um potinho fechado na geladeira.)

Buon appettito!