Existe, na Itália, um movimento recente no sentido de revalorizar os ingredientes de qualidade – que são a base da cozinha italiana. Nessa onda, até uma das manifestações gastronômicas mais importantes dos últimos anos surgiu por essas bandas – o Slow Food, falei sobre ele por aqui.
Pois bem, com o intuito de oferecer nas prateleiras de mercados, e não apenas na feirinha natureba do bairro, produtos que respeitam a terra, sem agrotóxicos e feitos de acordo com processos de produção que respeitam as matérias primas (com baixas temperaturas e tempos reduzidos de manuseio dos ingredientes), surge em 1978 a Alce Nero.
Hoje, mesmo com uma considerável expansão da marca, garante que continua respeitando os preceitos que a guiavam na sua origem. E uma boa comprovação pode ser encontrada em Bologna, onde ao lado de uma lojinha dedicada exclusivamente aos produtos Alce Nero, foi aberto um restaurante-pizzaria muito particular: Alce Nero – Berberè Light Pizza & Food.
Ali, os carros-chefes são as “pizzas light”, feitas com farinhas integrais, fermentos naturais (que não “pesam” no estômago) e recheios simples mas inusitados, que preservam o sabor da matéria prima original. Uma combinação imbatível é alcaparra de Salina bio, tomate de Torre Guaceto (dulcíssimo), mozzarella fiordilatte (que é a variação mais delicada dentre os tipos feitos com leite de vaca), pimenta, orégano e manjericão. Um arraso.

Outra muito interessante, e mais substanciosa, é a com bietola (que é uma verdura que é um meio termo entre o espinafre e a escarola), batata, fiordilatte e Parmigiano Reggiano.

Sem falar daquelas com os excelentes frios selecionados, como a de prosciutto crudo di Parma curado por 18 meses, squacquerone (queijo que é o recheio da burrata), raspas de laranja e fiordilatte; ou com presunto cozinho de Mora Romagnola, burrata, damasco seco e, claro, fiordilatte.

Há pouco tempo, mudaram o menu, tirando algumas opções de pratos variados e deixando apenas as pizzas. Introduziram também um esquema degustação, bom para grupos de pelo menos 4 pessoas, no qual estas escolhem os sabores, os chefes determinam a escala de intensidade do sabor das pizzas, e, da mais suave à mais forte, as pizzas são trazidas à mesa e divididas entre os clientes.
Enfim, seja com degustação ou devorando pizzas inteiras, a Alce Nero conseguiu emplacar mais uma fórmula de sucesso: ingredientes biológicos, saudáveis, e pizza. E assim foi inventada uma pizza boa e do bem.
Alce Nero – Berberè Light Pizza & Food – Via Petroni 9c, Bologna (Clique aqui para mais detalhes)