(Trad: Polvo na sua água com batatas)
Falei, no último post, que desvendei o mistério do polvo… Finalmente consegui fazer com que não ficasse borrachudo. Pois bem, se quiser experimentar, fica aqui a receita passo a passo.
Polpo nell’acqua sua con patate
Serve (bem) duas pessoas
Ingredientes
– 1 polvo médio (aproximadamente um 1kg)
– 1 dente de alho
– Azeite
– 1 folha de louro (opcional)
– 500g de batata
– Salsinha
– Sal
– Limão siciliano (o resultado é bem melhor com o siciliano do que com nosso limão tahiti, mas se não achar, use este mesmo)
– Pimenta-do-reino moída na hora
Você também precisa de uma panela grande (que acomode bem o polvo), com fundo grosso e tampa.
Modo de fazer
(o tempo total preparação é de aproximadamente 2h, incluindo o tempo de esfriamento do polvo)
1) O primeiro passo é limpar o polvo. Provavelmente, aí no Brasil, você o comprará já limpo (mas é possível que tenham sobrado o bico e os olhos) e descongelado. Se ainda estiver congelado, é só deixar em uma travessa na geladeira de uma noite para a outra.

Se você teve a sorte de achar um polvo fresco, fica aqui uma dica de vídeo (em italiano, mas dá para entender) de como se limpa um polvo. [Clique aqui para abrir o link]
2) Uma vez descongelado, o primeiro passo é dar uma lavada em água corrente e, se for o caso, tirar o bico. Como? O bico fica no centro do molusco, na parte oposta à cabeça. Ele é marrom escuro e fica dentro de uma “cápsula” de cartilagem. Com uma boa faca pequena e afiada, corte ao redor do bico, espremendo para tentar fazer com que saia toda a cápsula. Se não sair e aquele quebrar, não tem problema, só tenha o cuidado de todos os pedacinhos e a cartilagem ao redor.

3) Agora, é a vez dos olhos. O procedimento é mais ou menos igual: deve-se fazer uma incisão embaixo e espremer um pouco para que todo o glóbulo ocular sair. Eu sei, não é para quem tem estômago fraco, mas juro que é divertido. Uma observação: pode ser que o olho se rompa quando você o estiver tentando tirar… não tem problema, mais uma vez o importante é limpar tudo, sob água corrente.

Passada a parte hardcore, o resto é muito simples.
4) Em uma panela, com o fogo apagado, coloque um fiozinho de azeite, um dente de alho e, se quiser, uma folha de louro. Coloque o polvo dentro, de preferência de cabeça para cima – na foto é o inverso, mas logo depois que tirei a foto mudei a posição… Se quiser garantir, “esfregue” delicadamente o polvo contra todo o fundo da panela, para espalhar melhor o óleo.
5) Tampe, acenda o fogo bem baixinho e deixe-o quieto, sem abrir a panela, por aproximadamente 45 minutos. Não se preocupe, depois de uns 5 minutos dentro, o molusco começa a soltar a sua água.
6) Passados 45 minutos, desligue o fogo e resista à tentação de abrir a panela por pelo menos 10 minutos. Aí sim pode abrir e conferir se tudo deu certo mesmo.
7) Deixe a panela destampada e aguarde até que o polvo e o caldo esfriem.
8) No meio tempo, descasque as batatas e corte-as em cubos não muito pequenos (aproximadamente 3 cm de cada lado). Deixe uma travessa com água fria do lado e vá jogando ali dentro os pedacinhos.
9) Coloque o polvo à parte e acrescente ao delicioso caldinho que sobrou um pouco mais de água na panela onde ele foi cozido. Se precisar de um pouco de sal, acrescente.

10) Faça a água ferver e jogue as batatas. Elas devem cozinhar ali pro aproximadamente 15 min ou até ficarem macias, mas não muito moles.
11) No meio tempo, lave e pique a salsinha e corte o polvo em pedaços não muito pequenos. Você também pode usar a cabeça, cortando-as em fatias mais fininhas.

12) Escorra as batatas, deixe esfriar um minutinho e misture todos os ingredientes, adicionando um pouco de azeite, suco de limão e pimenta-do-reino moída na hora.
Buon appettito!!