Polpo nell’acqua sua con patate

(Trad: Polvo na sua água com batatas)

Falei, no último post, que desvendei o mistério do polvo… Finalmente consegui fazer com que não ficasse borrachudo. Pois bem, se quiser experimentar, fica aqui a receita passo a passo.

Polpo nell’acqua sua con patate

Serve (bem) duas pessoas

Ingredientes

–       1 polvo médio (aproximadamente um 1kg)
–       1 dente de alho
–       Azeite
–       1 folha de louro (opcional)
–       500g de batata
–       Salsinha
–       Sal
–       Limão siciliano (o resultado é bem melhor com o siciliano do que com nosso limão tahiti, mas se não achar, use este mesmo)
–       Pimenta-do-reino moída na hora

Você também precisa de uma panela grande (que acomode bem o polvo), com fundo grosso e tampa.

Modo de fazer

(o tempo total preparação é de aproximadamente 2h, incluindo o tempo de esfriamento do polvo) 

1)   O primeiro passo é limpar o polvo. Provavelmente, aí no Brasil, você o comprará já limpo (mas é possível que tenham sobrado o bico e os olhos) e descongelado. Se ainda estiver congelado, é só deixar em uma travessa na geladeira de uma noite para a outra.

ô bichinho feio!!
ô bichinho feio!!

Se você teve a sorte de achar um polvo fresco, fica aqui uma dica de vídeo (em italiano, mas dá para entender) de como se limpa um polvo. [Clique aqui para abrir o link]

2)   Uma vez descongelado, o primeiro passo é dar uma lavada em água corrente e, se for o caso, tirar o bico. Como? O bico fica no centro do molusco, na parte oposta à cabeça. Ele é marrom escuro e fica dentro de uma “cápsula” de cartilagem. Com uma boa faca pequena e afiada, corte ao redor do bico, espremendo para tentar fazer com que saia toda a cápsula. Se não sair e aquele quebrar, não tem problema, só tenha o cuidado de todos os pedacinhos e a cartilagem ao redor.

bico do polvo
bico do polvo

3)   Agora, é a vez dos olhos. O procedimento é mais ou menos igual: deve-se fazer uma incisão embaixo e espremer um pouco para que todo o glóbulo ocular sair. Eu sei, não é para quem tem estômago fraco, mas juro que é divertido. Uma observação: pode ser que o olho se rompa quando você o estiver tentando tirar… não tem problema, mais uma vez o importante é limpar tudo, sob água corrente.

tirando os olhos..
tirando os olhos..

Passada a parte hardcore, o resto é muito simples.

4)   Em uma panela, com o fogo apagado, coloque um fiozinho de azeite, um dente de alho e, se quiser, uma folha de louro. Coloque o polvo dentro, de preferência de cabeça para cima – na foto é o inverso, mas logo depois que tirei a foto mudei a posição… Se quiser garantir, “esfregue” delicadamente o polvo contra todo o fundo da panela, para espalhar melhor o óleo.

5)   Tampe, acenda o fogo bem baixinho e deixe-o quieto, sem abrir a panela, por aproximadamente 45 minutos. Não se preocupe, depois de uns 5 minutos dentro, o molusco começa a soltar a sua água.

6)   Passados 45 minutos, desligue o fogo e resista à tentação de abrir a panela por pelo menos 10 minutos. Aí sim pode abrir e conferir se tudo deu certo mesmo.

7)   Deixe a panela destampada e aguarde até que o polvo e o caldo esfriem.

8)   No meio tempo, descasque as batatas e corte-as em cubos não muito pequenos (aproximadamente 3 cm de cada lado). Deixe uma travessa com água fria do lado e vá jogando ali dentro os pedacinhos.

9)   Coloque o polvo à parte e acrescente ao delicioso caldinho que sobrou um pouco mais de água na panela onde ele foi cozido. Se precisar de um pouco de sal, acrescente.

Batatas no caldo
Batatas no caldo

10)  Faça a água ferver e jogue as batatas. Elas devem cozinhar ali pro aproximadamente 15 min ou até ficarem macias, mas não muito moles.

11) No meio tempo, lave e pique a salsinha e corte o polvo em pedaços não muito pequenos. Você também pode usar a cabeça, cortando-as em fatias mais fininhas.

Polvo
Polvo que deu certo

12) Escorra as batatas, deixe esfriar um minutinho e misture todos os ingredientes, adicionando um pouco de azeite, suco de limão e pimenta-do-reino moída na hora.

Buon appettito!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s