Se tem um evento, que acontecerá neste ano (mais precisamente em Milão, de maio a outubro), do qual ainda quero falar muito nos próximos tempos, esse é a EXPO 2015.
Surpreendentemente, aí no Brasil pouca gente sabe do que se trata, mas aqui, os motores já estão soltando fumaça e todas as cidades ao redor de Milão (inclusive Bologna) estão se preparando para esse evento mundialmente famoso.
Em poucas palavras – porque depois explico direitinho do que se trata – a EXPO, que acontece a cada 5 anos e em cada ocasião conta com um tema e uma cidade-sede diferentes, trata-se de um mega evento global, que nasceu há 163 anos e que não tem objetivos comerciais, mas pretende divulgar o conhecimento geral, em todas as suas formas, sobre um determinado tema.
Este ano, aqui, o mote será “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida“. O tema, portanto, é nutrição e alimentação. (E eu não poderia estar mais contente de estar no lugar certo e na hora certa!)

Hoje, porém, não quero falar da EXPO em si, mas de um projeto paralelo, criado pela Fondazione Cinema per Roma (responsável pelo Festival Internacional de Cinema de Roma) e pelo Centro Sperimentale di Cinematografia (um dos centros educacionais mais importantes em se tratando de fotografia na Itália): o Short Food Movie – Feed your Mind, Film your Planet (algo como “Curta-metragem de comida – Alimente sua mente, Filme se Planeta”).
E trata-se exatamente disso: um projeto colaborativo no qual todos estão convidados a criar, filmar e compartilhar filmes cujo tema subjacente seja alimentação – em todas as suas etapas. Os vencedores serão projetados durante o evento.
O site do projeto é esse aqui, mas acho ainda mais bacana sua página de facebook. Ali, quase diariamente, os organizadores compartilham imagens incríveis – algumas quase poéticas, outras reais e o resto só engraçadas mesmo – e, assim, no meio tempo em que os filmes não são publicados e a EXPO não abre as portas, todos podem sorrir e se lembrar do quanto esse tema é importante.

Neste post, compartilho com vocês algumas delas, para alegrar o dia.