A maior criação de Bottura

Refettorio Ambrosiano (Fonte: http://www.scattidigusto.it/wp-content/uploads/2015/06/sala-Refettorio-Ambrosiano-640x426.jpg)
Refettorio Ambrosiano (Fonte: http://www.scattidigusto.it/wp-content/uploads/2015/06/sala-Refettorio-Ambrosiano-640×426.jpg)

Já falei mil vezes aqui sobre a minha indignação com o fato que não se fale da EXPO Milão 2015 no Brasil. Vocês, por outro lado, devem estar cansados de ler e ouvir notícias (praticamente as únicas) vindas da Itália a respeito do enorme problema dos imigrantes ilegais e refugiados que a cada dia chegam aos milhares no país e, sem soluções políticas a curto prazo, ficam sem ter para onde ir, além de lugares públicos como a estação de trem de Roma e, principalmente, Milão.

Pois bem, justamente nessa cidade, sede da EXPO de vitrine da Itália para o mundo, o chefe recém eleito pela “50 Best Restaurants” como o segundo melhor do globo em 2015, Massimo Bottura – que vira e mexe aparece no Brasil – e o diretor Davide Rampello resolveram pegar o mote da EXPO (“nutrir o mundo”) e oferecer a centenas de pessoas em dificuldade da cidade comida feita por Bottura e mais de 40 chefs estrelados do mundo a partir dos ingredientes que sobram da EXPO.

Massimo Bottura, o chef numero 2 do mundo. (Fonte: http://www.scattidigusto.it/2015/06/05/video-massimo-bottura-spiega-refettorio-ambrosiano/)
Massimo Bottura, o chef numero 2 do mundo. (Fonte: http://www.scattidigusto.it/2015/06/05/video-massimo-bottura-spiega-refettorio-ambrosiano/)

Isso mesmo, todos os dias, dois caminhões com câmeras frigoríficas passam pelos pavilhões recolhendo o que não foi utilizado durante o dia – e que seria jogado fora – e levam tudo ao recém-criado “Refettorio Ambrosiano”, um refeitório publico que une conceitos geralmente muito distantes entre si: solidariedade, cultura, arte e cozinha de excelência.

Interno Refettorio Ambrosiano (Fonte: http://www.arte.it/notizie/milano/inaugura-a-milano-il-refettorio-ambrosiano-10559)
Interno Refettorio Ambrosiano (Fonte: http://www.arte.it/notizie/milano/inaugura-a-milano-il-refettorio-ambrosiano-10559)

Tendo como sede um antigo teatro anexo a uma igreja, no bairro Greco de Milão, o lugar foi inteiramente restruturado por uma equipe de engenharia e arquitetura do renomado instituto Politecnico di Milano e enriquecido com obras de arte contemporânea

e móveis de design de inúmero artistas italianos.

O projeto do interior, por Piero Lissoni (Fonte: http://www.arte.it/notizie/milano/arte-e-carità-per-il-refettorio-ambrosiano-9949)
O projeto do interior, por Piero Lissoni (Fonte: http://www.arte.it/notizie/milano/arte-e-carità-per-il-refettorio-ambrosiano-9949)

Entre maio e julho será visitado por grandes cozinheiros e, depois da EXPO, o projeto continuará, sendo tocado inteiramente pela pastoral Caritas Ambrosiana. Esta, em seu último relatório, divulgou dados alarmantes: entre 2008 e 2012, aumentou aproximadamente um terço o número de pessoas que vieram à pastoral pedir cestas básicas. Do outro lado, a estimativa é que, na Itália, 25% dos alimentos adquiridos semanalmente na Itália sejam jogados fora (o equivalente a 1.600 euros por ano, por família). Por ano, o desperdício alimentar doméstico seria equivalente a 8,7 bilhões de euros, ou seja, quase meio ponto percentual do PIB italiano.

Diante desses dados, Bottura e seus amigos fizeram um pacto: “trabalharemos com aquilo que sobra da EXPO, transformando tudo que teria sido descartado, exatamente como faziam as pessoas antigamente, principalmente as famílias que não tinham nada durante a guerra”. E continua “é daí que temos que começar, é essa a centelha de esperança, é por meio da humildade que podemos de novo alimentar a paixão e o sonho no nosso País”.

2 Comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s