FloCiBO na estrada – Cinque Terre e Porto Venere

Eis que, finalmente, o calor chegou de vez por aqui. Para uma boa brasileira como eu, tudo fica mais lindo quando se pode andar de rasteirinha e vestido sem manga. Mais incrível ainda é poder pular no mar e lagartear um pouco no sol, depois de tantos meses de temperaturas abaixo dos 20 graus.

Uhuuu!
Uhuuu!

Em um clima temperado como o europeu, as estações são de fato muito marcadas e cada uma delas traz consigo mudanças radicais. Agora, estamos em uma primavera já com cara de verão e, assim como no Brasil, os finais de semana de sol são sinônimos de êxodo das cidades em direção ao mar.

Minha primeira escapadela do ano foi para a Ligúria, mais precisamente na Província de Spezia, onde fica a maravilhosa zona das Cinque Terre. Minha base foi uma das cidades mais mágicas que já visitei, Porto Venere, e de lá pude passear pelas cinco cidadezinhas coloridas empoleiradas em um costão com vista mar.

Essa é Porto Venere... Foto estupenda de Simone Tortini
Essa é Porto Venere… Foto estupenda de Simone Tortini

Partindo de Porto Venere, as cidadezinhas são: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore e o melhor jeito de visitá-las é pegar um barco, descer na primeira – ou na última – e fazer o percurso entre elas à pé ou com um trenzinho.

Aliás, vale dizer que ali se caminha muito. Principalmente para cima e para baixo… ou seja, como a geografia local é muito acidentada, é impossível não subir e descer escadas o tempo todo. O resultado? Pernas durinhas e, claro, uma fome de leão!

Ainda bem, come-se muito bem por lá. A cozinha é baseada em peixes e frutos do mar (principalmente mexilhões, que ali se chamam “muscoli”) e, claro, muito pesto.

Dentre os antepastos típicos, a sardinha – seja marinada com vinagre e azeite, seja frita ou grelhada – é uma das campeãs. E vem sempre acompanhada da deliciosa focaccia ligure que é diferente daquele que conhecemos, porque é muito crocante e mais parece uma pizza que um pão fofo de assadeira.

Sardinhas grelhadas com focaccia: o “aperitipico” do ótimo restaurante do nosso hotel, a Locanda La Lucciola (Via dell'Olivo 101, Porto Venere)
Sardinhas grelhadas com focaccia: o “aperitipico” do ótimo restaurante do nosso hotel, a Locanda La Lucciola (Via dell’Olivo 101, Porto Venere)

Outra coisa super típica de lá são os testaroli (ou panigacci, depende do lugar) que são uma espécie de panqueca mais grossa, em cima da qual é servida uma quantidade generosa de molho. O mais tradicional, claro, pesto de manjericão, mas vale também molho de tomates, queijo ralado e azeite (ali são produzidos alguns dos melhores azeites da Itália), molho de nozes…

Tris di Testaroli, do Ristorante Portivene un mare di sapori (Via Capellini 94/98, Porto Venere)
Tris di Testaroli, do Ristorante Portivene un mare di sapori (Via Capellini 94/98, Porto Venere)

Falando de pesto, em Porto Venere tive o prazer de descobrir um dos “street food” mais simpáticos que já vi: um copão de plástico com trofie al pesto feito na hora.

Eu e meu pesto
Eu e meu pesto

Essa guloseima é vendida apenas durante os finais de semana, mas nos outros dias é possível comprar o incrível pesto de lá – além de focaccias deliciosas – e levar tudo pra casa.

Mas, o trono do rei da Spezia não vai para o pesto – que seria o príncipe local. O rei de verdade é indiscutivelmente o mexilhão, presente do antepasto ao prato principal, em inúmeras variações.

A mais famosa é o prato super típico de “muscoli ripieni” (já falei deles aqui, quando fui para um lugar bem perto dali), que é tão gostoso quanto parrudo: mexilhões recheados com pão, atum, mortadela, queijo ralado, especiarias e o que mais a receita de cada família prevê, cozidos em um denso molho de tomate. Uma perdição; sem dúvidas o meu prato preferido do lugar.

Muscoli ripieni da Locanda La Lucciola
Muscoli ripieni da Locanda La Lucciola

E foi assim que, entre um mergulho aqui, uma escada infinita ali e uma beliscada no meio do caminho, dei minhas boas vindas ao verão. Que ele fique por muito tempo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s