Infográfico Tartufo FloCiBO

Especial trufas #2 – Infográfico

Como você já conferiu no post de ontem, o FloCiBO está trazendo uma série de textos sobre um dos ingredientes mais nobres da cozinha, a trufa (em italiano, tartufo). O primeiro foi uma introdução com informações básicas sobre o que de fato é e por que é tão rara – e cara – e hoje, uma surpresinha colorida. Em breve, algumas curiosidades e dicas e, por fim, um depoimento contando minhas experiências em restaurantes especializados nesses ingredientes.

Lo conosci ma non sai definirlo, lo percepisci ma non riesci ad assaporarlo, lo avvicini ma non ne cogli l’anima. Araba fenice della gastronomia internazionale, utopia dei sensi, il tartufo bianco è essenzialmente profumo, e solo dopo anche gusto.”

(“Você a conhece, mas não sabe definir, percebe, mas não consegue saboreá-la, chega perto, mas não alcança sua alma. Fênix da gastronomia internacional, utopia dos sentidos, a trufa branca é essencialmente perfume, e só então também sabor.”)

Trecho de L’utopia del tartufo bianco, de Carlo Cracco (Ed. Fernando Folini Productions, p. 74), chef-celebridade italiano com duas estrelas Michelin (restaurante Cracco, em Milão) e protagonista de programas televisivos como Master Chef Italia e Hell’s Kitchen Italia.

Você, que aguentou uma verdadeira aula no último post, e aprendeu tudo sobre as trufas, merece um pouco de alegria e, de lambuja, relembrar os aspectos mais importantes desse ingrediente – para poder fazer bonito da próxima vez que topar com ele, ou cara feia e “com conteúdo” quando se deparar com óleos trufados.

Por isso, enquanto um novo texto com dicas e curiosidades engraçadas sobre esse fungo chique não é publicado (só para dar um gostinho, você sabia que por muito tempo se acreditou que as trufas eram formadas a partir de relâmpagos? E que 100g contém míseras 31 calorias?), que tal se divertir e compartilhar esse infográfico feito com carinho, especialmente pra você? (pode clicar para ver todos os detalhes!)

Infográfico Tartufo FloCiBO
Infográfico Trufas – by FloCiBO
A inspiração para esse infográfico foi tirada do site Susan Alexander Truffles.

Gostou? Não perca o próximo post!

Ciao!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s