7 comidas imperdíveis de Malta (Parte II)

No último capítulo da minissérie FloCiBO sobre Malta, depois de ter sido meio malvada ontem e revelado só metade da lista de comidas imperdíveis de Malta, chega de água na boca! É hora de revelar meus 3 queridinhos malteses (e, de lambuja, deixo uma lista com restaurantes que visitei e recomendo):

3) Lampuka

Lampuka
Lampuka – o melhor peixe local

Um dos peixes locais mais famosos, pertence à família do dourado-do-mar, mas é menor e menos exuberante. Sua carne é bem compacta e com um sabor forte (lembra quase cação) e o jeito tipicamente maltês de prepará-lo é na frigideira com um pouco de óleo e servido com um molho de tomates bem denso. Eu – “peixívora” confessa – achei um dos melhores pratos da viagem.

2) Pastizzi

Pastizz malta
Pastizz – os folhadinhos de Malta

Desde pequena, sou absolutamente apaixonada por massa folhada. Tem gente que defende que tudo aquilo que é frito é mais gostoso, eu discordo: tudo aquilo que é envolto em massa folhada é mais gostoso, isso sim. E Malta concorda comigo.

Lá, a comida de rua por excelência chama-se pastizzi, folhadinhos recheados de queijo (adivinha qual?) ou uma pasta de ervilhas – estranhamente bom. Cai bem no café da manhã, no lanchinho, como um almoço rápido, depois da balada… enfim, acho que sou meio suspeita, mas você entendeu o espírito né?

1) Doces típicos da Parruccan

Flora Pinotti Sano e Parruccan
Flora e Parruccan

Minha experiência gastronômica mais bacana da viagem foi também a mais inesperada. No primeiro dia, a chuva tinha dado uma trégua e resolvemos passear pela linda Mdina (já falei dela por aqui). Eis que, em uma pracinha/rotatória, encontrei uma barraquinha de doces com um senhor super simpático dentro. Não resisti, parei para olhar e ele logo me ofereceu um docinho: uma espécie de goiabinha recheada de tâmaras e especiarias.

Quem me acompanha por aqui sabe que não sou muito de doces, mas aquele pedacinho me emocionou: parecia conter milênios de história; é como se todas as influências absorvidas em séculos e séculos de invasões por povos tão diferentes entre si tivessem encontrado a harmonia ali dentro.

parrucan_malta
O senhorzinho me deu um cartão postal do lugar. Achei tão fofo!

Obviamente, não resisti e comprei um saquinho cheio de guloseimas, mas se soubesse que aquele teria sido um dos únicos lugares onde é possível encontrar produtos típicos malteses para levar para casa, teria enchido o porta-malas.

Isso mesmo. Comer bem em Malta não é difícil, comprar produtos enogastronômicos por outro lado é quase impossível. Uma pena, mas também um incentivo para aproveitar cada minuto – e cada garfada, copo, folhadinho… – por lá.

Para fechar com chave de ouro, fica aqui minha lista de lugares recomendados:

Parruccan (“Publius Cutajar Parruccan Confectionery”, 3, St. Cataldus Street, St. Pauls Square, Rabat)- Como já falei, parada imperdível. Os melhores doces de Malta.
Diar Il-Bniet, (Main Street, Ħad-Dingli) – Cozinha tradicional, elaborada com delicadeza. Os ravióli e o coelho são ótimos e a lojinha logo na entrada é uma parada obrigatória (não deixe de carregar uns vidrinhos com queijo de cabra conservado em azeite).
Diar Il-Bniet
Conservas do Diar Il-Bniet
Barracuda Restaurant (194, Main Street, St Julian’s) – Ambiente refinado, peixes frescos e muito bem preparados. Experimente o carpaccio de barracuda e não perca o Lampuki feito à moda da casa.carpaccio barracuda
Caviar & Bull (Corinthia Hotel St. George’s Bay, San Ġiljan) – Um dos restaurantes mais badalados de Malta; cozinha experimental e pratos mirabolantes como o cestinho de pasta phyllo com lagostim e chocolate branco, o carpaccio de carne wagyu, além bons peixes assados no sal grosso.Phyllo langoustines and white chocolate
La Reggia (Xatt Is Sajjied, Marsaxlokk) – Às margens do portinho de Marsaloxx, é meio turístico, mas com peixes frescos. Escolha um peixão e peça para fazer assado no sal grosso.
img_9592

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s