Nem camarão, nem lagosta

Uma das coisas mais bacanas de viver em um país diferente de onde você nasceu é vira e mexe topar com coisas estranhas, jamais vistas. Em se tratando de comida, não é diferente. Basta um passeio pelos mercados para, todos os dias, descobrir alguma coisa nova.

Dentre minhas favoritas está um bichinho muito simpático, que não é nem camarão, nem lagosta, mas concentra o melhor de ambos e que, em italiano, é chamado scampo.

scampi pomodori
Scampi com tomates (Foto: Simone Tortini)

É como se ele tivesse herdado do seu primo camarão o tamanho perfeito – tipo porção individual, só que maior (pode chegar a 24cm de comprimento, mas normalmente fica entre 10cm e 20cm) – e da sua prima lagosta a doçura e a suculência da carne. Unidas todas essas coisas, o que se tem é um concentrado de carne molhadinha e saborosa, que me está dando água na boca só de pensar.

Nunca o vi no Brasil, mas descobri que tem tradução em português: lagostim da Noruega. O nome, claro, remete à zona onde há maior concentração do crustáceo, a Europa do norte (mais precisamente a zona que vai da Islândia, passando pelas as Ilhas Faroe e a Noruega), mas ele também é pescado na costa do Marrocos e em algumas zonas do Mediterrâneo.

Não se engane: o scampo não é o lagostim que encontramos no Brasil, tem pinças mais longas e finas, sua coloração é menos vermelha e mais pro rosa alaranjado e sua carne é mais doce e suculenta.

Como seu sabor é muito delicado, as melhores formas de preparação são aquelas mais simples e com o menor número de ingredientes possível. Para ser muito sincera, eu os prefiro crus (são de uma doçura incomparável), ou assados no forno ou na churrasqueira (muuuito rapidamente), sem nenhum tempero. Assim, seu sabor atinge o auge e não se confunde com outros ingredientes.

Eu e os scampi antes de colocá-los no forno (Foto: Simone Tortini)
Eu e os scampi antes de colocá-los no forno (Foto: Simone Tortini)

Para que estragar o que já é bom por natureza?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s