Estocando para o inverno

English Version

Cotoletta alla Bolognese
Cotoletta alla Bolognese

Final de ano, aqui, é sinônimo de frio – muito frio. Exatamente agora, os primeiros floquinhos de neve da estação começam a cair e a temperatura mínima para os próximos dias é em torno de 5 graus abaixo de zero.

Assim sendo, como tenho um certo pavor de inverno, e como não vejo nenhuma perspectiva de tirar meus biquínis do armário nos próximos tempos, hoje resolvi apelar para um dos pratos mais parrudos da culinária de Bologna, a Cotoletta alla Bolognese.

É feita com um filézinho de vitela ou frango, ligeiramente banhado com caldo de carne, empanado tipo bife à milanesa e frito (originalmente na banha de porco, mas hoje em dia vale também óleo). Sobre a carne, colocam-se fatias de presunto cru e uma abundante chuva de Parmigiano Reggiano; coloca-se  então tudo no forno, pra que o queijo derreta. Alguns acrescentam também um pouquinho de molho de tomate, só para dar uma corzinha.

Em um dos meus restaurantes tradicionais bolonheses preferidos, o Grassili (Via Dal Luzzo, 3), sobre toda essa gostosura ainda há um molhinho delicioso feito com o caldo de carne, o queijo e muito provavelmente um pouquinho de creme de leite – só para deixar tudo ainda mais light.

Trata-se de uma das receitas mais típicas da cidade (como tantas outras de que já falei por aqui, também foi depositada na Camera di Commercio di Bologna, em 14 de outubro de 2004) e a quantidade de calorias é certamente suficiente para aquecer um time de futebol inteiro. Mas, a essa altura do campeonato, quem se importa?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s