Retrospectiva 2014 – é clichê, mas eu também quero!

Tento fugir dos clichês o ano todo, mas no final do ano é impossível… há alguma magia no ar que transforma os lugares-comuns em algo reconfortante. Vai entender…

Dentre os mais típicos desta época são as retrospectivas do ano que passou – e eu não resisto a entrar na onda e fazer a minha também. Assim sendo, fica a lista dos meus melhores momentos gastronômicos de 2014.

Melhor restaurante de Bologna – Sale Grosso

Orecchiette al ragu di mare
Orecchiette al ragu di mare

A cozinha bolonhesa figura entre uma das mais ricas – para não dizer pesadas – da Itália. Até aí, nenhum problema, já que um bom prato de tagliatelle al ragù cai bem sempre (isso sem falar dos tortellini em brodo, porque estou ficando repetitiva).

Mas, surpreendentemente, meu restaurante preferido da cidade é de origem siciliana, especializado em peixes e frutos do mar: o Sale Grosso. Bato ponto pelo menos uma vez por semana e as massas com peixes ali são de longe as melhores que experimentei – sem falar no custo-benefício, que é estupendo. (Falei dele aqui)

Melhor restaurante fora de Bologna – Trattoria da Amerigo

“Filletino di maiale su vellutata di cardo al tartufo bianco”
“Filletino di maiale su vellutata di cardo al tartufo bianco”

Durante a temporada de trufas, tive o prazer de experimentar inúmeros lugares que, situados em localizações privilegiadas em se tratando da colheita desse fungo, ofereciam menus especiais. Nenhum conseguiu bater a Trattoria da Amerigo (em Savigno, Emilia Romagna). Esse restaurante histórico é capaz de, a um só tempo, tratar esse ingrediente tão nobre com todo o respeito do mundo e reinventar pratos típicos. O resultado é extraordinário. E vale a pena ir a qualquer época do ano – mesmo fora da temporada de trufas. (Falei dele aqui)

Melhor produto – Salame rosa

Muito prazer, salame rosa.
Muito prazer, salame rosa.

Desde que descobri o salame rosa, virei quase uma embaixadora desse produto por aqui. Sempre que tem visita em casa, compro um pouquinho dele e faço a maior propaganda; inclusive para os italianos, que nem sempre conhecem essa maravilha dos deuses bolonheses. (Falei dele aqui)

Melhor viagem gastronômica – Chioggia

"Uova di seppia"
“Uova di seppia”

Pertinho de Veneza existe uma pérola absolutamente imperdível para os amantes de peixes e frutos do mar: Chioggia. A cidade é praticamente uma vila de pescadores, rodeada de água por todos os lados, e é também a sede de um dos mais importantes mercados de peixe do norte da Itália. Quem tiver a sorte de dar uma passada por lá poderá experimentar produtos únicos, sempre fresquíssimos e pratos típicos que ficarão na lembrança por muito tempo… garanto.(Falei dela aqui)

Melhor massa – Linguine alle canocchie

Spaghetti alla chitarra alle cannochie by Simone Tortini
Spaghetti alla chitarra alle cannochie by Simone Tortini

A canocchia é um crustáceo muito feio que só existe no mar Adriático. Toda essa feiura, porém, é compensada pela delicadeza da sua carne – que é única: doce e saborosa. Na verdade, de tão delicada, a carne se desfaz muito facilmente e, por tal razão, vira naturalmente um molho perfeito para uma belíssima massa, que como de joelhos todas as vezes.

Meu amado namorado se especializou em fazer uma massa deliciosa (geralmente linguine) com esse produto e teve sucesso até no almoço de Natal, com toda a família reunida.

Melhor surpresa – FloCiBO

Jamais imaginei que um blog tão pessoal – porque, no final das contas, ao falar de comida, estou contando sobre a minha vida por aqui – pudesse dar tantos bons frutos e trazer tanta alegria. Inúmeros novos amigos, a descoberta de produtos excepcionais, a oportunidade de escrever no Estadão e, acima de tudo, a possibilidade de espalhar a voz (que conta sobre as tradições dessa terra maravilhosa) para quem quiser ouvir. Obrigada a todos por tanto carinho. E, ano que vem, espero vocês em Bologna.

Obrigada por tudo e volte sempre!
Obrigada por tudo e volte sempre!

6 Comments

  1. Cristina Pinotti

    Parabéns, querida! Sua generosidade alimenta muitos corações e almas famintas. Beijos da mamma.

    Sent from my iPad

  2. paula

    Olá Flora,
    Gosto do jeito cuidadoso que voce escreve.
    Acompanho o seu blog ,aqui quietinha . Mas hoje resolvi me pronunciar para agradecer e te desejar boa sorte no ano novo.
    Obrigada.
    Paula.

    1. Flora Pinotti Sano

      Oi, Paula!! Que surpresa boa receber uma mensagem como a sua!
      Muito obrigada, de coração, pela companhia e pelos votos.
      Te desejo um ótimo 2015 e, claro, espero que continue por aqui 🙂
      Beijao

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s