Vinho, mortadela e ostras

Existem algumas combinações clássicas, em se tratando de comida. Arroz com feijão, espaguete com molho de tomates, ovo com trufas, caramelo com sal, queijo minas com goiabada (ou, aqui, queijo pecorino com mel) e por aí vai.

Outro dia, descobri mais uma que, mesmo não sendo “tradicional” funciona que é uma maravilha para a hora do aperitivo: ostras com mortadella (e vinho, claro).

Obviamente, não é fácil encontrar essa dupla em um só lugar – principalmente porque ambas devem ser de excelente proveniência e qualidade – mas existe um bar aqui em Bologna (um dos meus favoritos, por sinal) que consegue essa proeza e ainda contém uma das melhores cartas de vinho da cidade: a Enoteca Storica Faccioli, aberta em 1924 pelo senhor Olindo Faccioli.

No início, tratava-se simplesmente de uma espécie de corredor comprido, com a entrada em uma rua e a saída em outra, onde era possível fazer uma pausa e tomar uma taça de um bom vinho. O problema era que se a fome batia, aquele que já tinha ficado na fila para comprar o vinho, tinha que voltar para trás e entrar nela de novo, dessa vez para o petisco…

Dez anos depois, o Senhor Faccioli achou melhor mudar de espaço. Foi então para o endereço atual, na Via Altabella (do lado da Piazza Maggiore, a praça principal de Bologna), que logo se firmou como um dos lugares de referência para se tomar um vinho e jogar cartas com os amigos.

Um dos quadros do local: "O vinho é a saúde da alma e do corpo (Bíblia)"
Um dos quadros do local: “O vinho é a saúde da alma e do corpo (Bíblia)”

O tempo passou, o lugar mudou de dono algumas vezes e, os proprietários atuais, Elisa e Stefano (que são uns doces de pessoa), desde 2002 imprimem uma identidade inequívoca ao ambiente:

– Um templo de vinhos: a carta é enorme e excelente, e a maioria dos rótulos é de vinhos “naturais”, ou seja, sem aditivos químicos ou conservantes.

Ótimos vinhos, em abundância!
Ótimos vinhos, em abundância!

– Com um toque francês: além das boas opções de champagne e vinhos daquele país, os queijos (servidos em um “percurso” de intensidade crescente), as várias opções de pratos com foie gras e, claro, as ostras, sempre fresquinhas, vêm de lá.

– Sem jamais perder a “bolonhesidade”: seja pelo ambiente, a um só tempo aconchegante e tradicional, mas principalmente pelos frios e embutidos, sempre excelentes (sem exagero), já que vêm dos melhores fornecedores da zona. A mortadela, por exemplo, vem do mítico Salumificio Pasquini & Brusiani e é nada menos do que considerada a melhor de Bologna. (Também do Pasquini vem meu amado salame rosa – já falei dele aqui!).

Por essas e outras, se você vier a Bologna e tiver que escolher apenas um lugar para fazer um belo aperitivo, é esse o bar que recomendo. Ou ainda, se vier e quiser me achar, diria que ali é um dos lugares mais garantidos; bato ponto sempre.

Enoteca Storica Faccioli
Enoteca Storica Faccioli

(Enoteca Storica Faccioli, Via Altabella 15/B, Bologna)

2 Comments

  1. Mari

    Oi Flora!
    tô amando teu blog e bisbilhotando tudo! rsrss
    Sabe Flora, sou do RS e aqui além da culinária gaucha, temos muito forte a influência da culinária italiana q eu adoooro,e inclusive p mim a melhor do mundo.. 😉 adorei o vinhos e a mortadela rosa!
    bjus

    Mari

    1. Flora Pinotti Sano

      Oi, Mari! Que bom que está espiando tudo! 🙂
      Te entendo muito bem porque em SP também é assim (sem falar na minha família, que é italiana)! E, não preciso nem falar né?? Eu também ADOOOORO hehe!
      Beijos querida, e continue por aqui 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s