(Trad: Salada de arroz da Tiziana)
Dizem aqui que toda menina italiana tem sua receita de insalata di riso. Sinceramente não sei quanto seja verdade e, confesso, receita minha mesmo só de insalata di farro (já mostrei aqui). Mas, para me garantir, peguei emprestado a receita da minha sogra e, como funciona tão bem, não pretendo mudar.
A insalata di riso é muito comum nas mesas italianas, de norte a sul. Mesmo nas lojas que vendem comidas prontas, ela marca presença quase o ano todo.
Mas o bacana mesmo é que não existe uma receita típica, em cada esquina ela tem uma cara diferente. A única coisa em comum é o fato de ser feita com arroz e essencialmente coisinhas que qualquer um compra já prontas no supermercado: atum, azeitona, ervilhas, queijo, conservas, presunto, salsicha, e por aí vai. A imaginação – e a tradição de família – é que comanda!
É, de fato, um prato para quem está com preguiça de cozinhar, mas, garanto, quebra um galho danado. E mesmo eu que normalmente não gosto de conservas e afins, a adoro!
É leve (ótima no calor!), dá para fazer com antecedência, ou deixar na geladeira para o dia seguinte. E, por que não, levar na lancheira para um piquenique, ou um almoço no trabalho.
Tem só uma regra: os ingredientes, principalmente pelo fato de não serem frescos, devem ser de ótima qualidade. Nada de querer economizar nessa receita porque o resultado sai prejudicado…
Dito isso, vamos lá!
Insalata di riso
(rende mais ou menos 6 porções)
Ingredientes
– 1 xícara cheia de arroz branco (aqui eu uso arborio, mas pode ser qualquer um)
– 1 lata (aprox. 160g) de atum em óleo
– 5/6 alici em óleo de ótima qualidade
– 150g de queijo tipo Emmenthal
– Mais ou menos 20 azeitonas verdes sem caroço
– 100g de pimentões em conserva no azeite – de ótima qualidade
– Umas 6 alcachofrinhas em conserva
– Suco de ½ limão siciliano
Modo de Fazer
1) Em uma panela grande, coloque bastante água para ferver (e.g. encha mais ou menos até uns 2/3 da capacidade). Uma vez que começar a ferver, adicione mais ou menos uma colher rasa de sal grosso. Quando voltar a ferver, jogue o arroz. Ele deve cozinhar (aproximadamente uns 12 minutos) até ficar al dente, ou seja, ainda um tiquinho duro. Escorra com o auxílio de uma peneira e reserve.
2) Corte as alcachofrinhas e os pimentões em pedacinhos pequenos, e as azeitonas em rodelas. Coloque os ingredientes em um recipiente grande (tipo uma tigelona) e reserve.
3) Corte o queijo em cubinhos pequenos (mais ou menos 1cm) e junte aos outros ingredientes já picados.

4) Pique os alici em pedacinhos bem pequeninhos. Jogue-os na tigela.

5) Por fim, coloque o atum, sem o óleo em excesso.
6) Misture bem com um garfo (grande, de preferência) todos os ingredientes picados. Uma vez misturados entre si, adicione o arroz peneirado e, de preferência, de morno a frio.

7) Quando tudo estiver bem misturado, esprema o suco de meio limão siciliano, misture de novo, e pronto!
Buon appetitto!