
Algumas invenções culinárias são perfeitas. Práticas, baratas, versáteis e muito gostosas. Uma das campeãs é a frittata.
Para não confundir, frittata não é omelete. Este, de origem francesa, é mais fino e tem o interior cremoso, quase cru; já a vertente italiana é mais compacta – normalmente, é servida em fatias – e dá para preparar com antecedência, já que também é ótima a temperatura ambiente.
Uma das grandes vantagens da frittata é que pode ser um ótimo “svuotafrigo”, ou seja, algo para esvaziar a geladeira quando sobra um pouquinho de legumes, queijos, ou até macarrão.
Não existe uma receita básica, a criatividade comanda, e, como você pode conferir na receita deste post, alguns truques garantem um resultado infalível. Um deles é terminar o cozimento no forno. Para isso, o ideal é ter uma frigideira de tamanho médio que possa ser usada também ali. (E, para quem ainda não tem, recomendo vivamente comprar uma; é um acessório de cozinha mega útil.)
Hoje, a frittata é de friggitelli (a pimenta doce verde da qual já falei por aqui), tomates e queijo tipo emmenthal, mas você pode fazer com basicamente qualquer legume – e o queijo, que confere personalidade, pode ser qualquer um que derreta bem (e.g. queijo minas, brie, taleggio, e até mesmo queijo tipo parmesão ralado).
Em pouquíssimas palavras, o procedimento é: cortar os legumes, refogá-los com um pouco de cebola, incorporá-los aos ovos batidos e já misturados com o queijo, jogar tudo na frigideira, contar até dez e colocar no forno. Simples assim.
Mas vamos à receita detalhada.

Frittata di friggitelli, pomodori ed emmenthal
(para 2 pessoas)
Ingredientes
- 4 ovos
- Aproximadamente 7 friggitelli
- Tomates doces (aproximadamente 10 tomates tipo cereja, ou 2 tomates médios)
- Meia cebola grande
- 70gr de queijo tipo emmenthal (mas você pode colocar mais, ou menos; depende do gosto)
- 1 colher de sopa de leite
- Um punhado de salsinha fresca
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite
Modo de Fazer
1) Acenda o forno a 180o.
2) Corte a cebola em cubinhos (desta vez, não se preocupe; os pedacinhos podem ser não muito pequenos), coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente que possa ir ao forno e refogue a cebola em fogo baixo, por aproximadamente 5 minutos, ou até que fiquem transparentes.
Confira aqui embaixo uma dica de como cortar as cebolas rapidamente, sem precisar chorar muito. (Clique nas imagens para ler a descrição mais detalhada)
3) Lave bem os legumes, seque-os e corte os friggitelli em rodelas não muito finas (para mais detalhes sobre como limpar os friggitelli, clique aqui). Reserve.
4) Corte os tomates em cubinhos pequenos. Reserve.

5) Quando as cebolas estiverem transparentes, aumente um pouco o fogo e coloque os friggitelli. Salteie-os por aproximadamente 5 minutos (cuidado para não queimar a cebola!) e adicione os tomates.

6) Misture bem os ingredientes e deixe-os cozinhar, com a panela tampada, por aproximadamente outros 5 minutos. Os legumes devem estar cozidos, mas ainda bem al dente. Ao final, ajuste o sal.
7) No meio tempo, corte o queijo em cubinhos pequenos. Reserve.

8) Desligue o fogo e transfira os legumes para uma tigela ou prato, para que esfriem um pouco.

9) Em uma outra tigela (de preferência média ou grande), bata os ovos com um garfo por alguns instantes, adicione sal, pimenta-do-reino, a salsinha picada fina e os cubinhos de queijo.

Misture tudo e adicione os legumes refogados (estes precisam esfriar um pouco, para não cozinhar os ovos).

10) Pincele um pouco de azeite na frigideira usada para refogar os legumes, reposicione-la sobre o fogo (médio-alto) e despeje a “massa”. Uma vez dentro, tente espalhar o recheio de maneira uniforme, mas não se preocupe se alguns pedacinhos ficarem com as pontas fora dos ovos.

11) Deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos, ou até que as bordas comecem a ficar branquinhas e coloque a frigideira no forno. A temperatura não deve ser alta: aproximadamente 150o (se for forno ventilado), ou 160o se for forno estático. Asse por mais ou menos 15/20 minutos, ou até que o centro da frittata esteja firme (dica: enfie um garfo e veja se sai limpinho). Ao final, se quiser, ligue o grill do forno por um minutinho para dar uma bela dourada em cima.

12) Retire do forno com MUITO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR COM O CABO DA FRIGIDEIRA, transfira a frittata para um prato e pronto!

Buon appetito!