Altro? Altro!

Se você vier a Bologna e resolver comprar algo no mercado, ou em uma das inúmeras lojas de produtos gastronômicos locais, não se assuste se, de repente, você se encontrar em meio a um diálogo que, em um primeiro momento, parece papo de louco.

Depois que você pedir os gramas de mortadella e fatias de Parmigiano Reggiano desejados, o atendente muito provavelmente perguntará:

– Altro? (que, literalmente, quer dizer “outro?”)

Se você já estiver satisfeito, basta responder:

– Altro.

Se perdeu? Eu explico.

A primeira frase quer dizer: “algo mais?”. Até aí, tudo bem.

A coisa estranha é que a resposta padrão (principalmente das senhoras bolonhesas mais experientes) para quando se quer dizer “tá bom assim, obrigada”, é responder na mesma moeda: “Altro”.

Não me pergunte o porquê, e alguns dos mistérios bolonheses são inexplicáveis, mas o real motivo desse post não é confundir sua cabeça, mas apresentar uma das melhores surpresas do ano até agora na cidade: um espaço lindo e delicioso, bem no meio do mercado municipal (o Mercato dele Erbe) que se chama justamente Altro?

Altro? O novo espaço gastronômico de Bologna
Altro? O novo espaço gastronômico de Bologna

Trata-se de uma espécie de pracinha coberta, em um dos cantos do mercado, onde os antigos “boxes” (que outrora vendiam verduras, carnes e queijos) deram lugar a mini-restaurantes – ou simplesmente lugares para se comprar uma coisa gostosa e levar para casa. Agora existem: um café, uma Enoteca (que, além de ótimos vinhos e frios, oferece também sanduíches especiais, como os “panini ‘alla vecchia’” – ou seja, “à moda antiga” – por exemplo recheados com ragù ala bolognese)

uma lojinha de queijos frescos (feitos ali mesmo, aos olhos dos clientes, basta espiar atrás da vitrine), uma pizzaria e, o mais divertido, uma espécie de rotisserie 100% vegan, onde antes ficava um ex-açougue equino.

Ontem, açougue; hoje, lojinha vegan
Ontem, açougue; hoje, lojinha vegan

Todos esses lugarzinhos ocupam as laterais dessa pracinha interna e, no meio, ficam as mesas do restaurante “oficial” do lugar – adivinha como se chama?? Altro?, claro.

No espaço central, o restaurante
No espaço central, o restaurante

Neste, os carros-chefes são pratos tipicamente bolonheses, como Tortellini in brodo e Tagliatelle alla bolognese, mas também invenções muito simpáticas, como esse risoto com brócolis romano, linguiça e uma espécie de couve

Risoto com brócolis romano, linguiça e "couve"
Risoto com brócolis romano, linguiça e “couve”

e esse prato de Gnocchi com molho de tomates e mozzarella de búfala fresca – feita ali na lojinha do lado.

Gnocchi e mozzarella di bufala fresca
Gnocchi e mozzarella di bufala fresca

Para completar, tem também os pratos do dia, como esse ótimo e substancioso pappardelle al ragù di cinghiale (javali) que tive a sorte de encontrar.

Pappardelle al cinghiale
Pappardelle al cinghiale

Assim, seja para tomar um bom cappuccino no café da manhã, para um almocinho vegano, para um aperitivo com vinho, queijos e frios (ou pizza e cerveja!) ou ainda para um jantar tradicional bolonhês, esse virou o meu mais recente lugar preferido da cidade.

Parede do Altro?
Parede do Altro?

Afinal, precisa de algo mais? Altro!

2 Comments

  1. paula

    Oi, Flora
    Cada dia que passa, fico com mais vontade de voltar à Bologna e ficar mais tempo.
    Se vc puder, passe dicas de lojinhas de apetrechos culinários. Daqueles que facilitam a vida.
    Bjus
    Paula.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s